Notícias
11/12/2013 7h14 - Atualizado em 11/12/2013 7h14
Blocos do Hospital de Clínicas recebem tubulação para gases medicinais
Álvaro Penha
alvaromacapa@hotmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+Tamanho da Letra
Instalação dos tubos no bloco onde funcionarão a cardiologia, traumatologia, cirurgias laboratoriais, proctologia e gesso está quase prontaUma das obras mais importantes que o Governo do Estado vem desenvolvendo na restauração da saúde, a reforma e ampliação do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) avança mais uma etapa. Em dois blocos, a instalação dos tubos para os gases medicinais está sendo concluída e no bloco onde é construída a cozinha, lajes e colunas estão prontas.
Iniciada em junho deste ano, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a obra de ampliação do HCAL entra numa fase importante. Os gases medicinais (oxigênio, vácuo, ar especial e óxido nitroso) são fundamentais para salvar vidas, por isso a boa instalação dos dutos por onde esses gases irão passar é fundamental.
Na obra da unidade as instalações obedecem as normas do Ministério da Saúde, por meio da Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.Tubos de cobre que levarão gases medicinais a diversos leitos do HCAL; em dois blocos, 350 metros de tubos estão sendo usados
A instalação dos tubos no bloco onde funcionarão a cardiologia, traumatologia, cirurgias laboratoriais, proctologia e gesso está quase pronta. No outro bloco, onde funcionará o raio-X, mamografia, ultrassonografia, tomografia e central de laudos os trabalhos estão em andamento.
Apenas nesses dois blocos serão 350 metros de tubos de cobre instalados nos forros que vão das centrais onde serão gerados até o ponto de consumo. Depois da instalação das válvulas, será realizado um teste de pressão para evitar os riscos de contaminação e de desperdício dos gases.Bloco onde funcionará a cozinha industrial, que fornecerá alimentos para outros hospitais da rede pública
As obras da cozinha industrial, que atenderá ainda os grandes hospitais da rede pública do Estado, também estão avançadas. Colunas do primeiro e segundo pavimentos estão prontas e as paredes começam a ser erguidas. A cozinha tem uma grande estrutura com refeitório, depósito, açougue, área para montagem de lanches e duas modernas câmaras frigoríficas: uma de resfriamento e outra para congelamento dos alimentos.
Alocados pela deputada federal Dalva Figueiredo, os R$ 13 milhões da emenda parlamentar destinados a essa obra estavam à disposição do Estado desde 2007, mas não foram aproveitados na gestão passada por falta de projetos.
A reforma e ampliação do HCAL que tem previsão para terminar em maio de 2014,  aumentará sua capacidade de 80 para 220 leitos, além de criar o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia para a realização de radioterapia.
Álvaro Penha/Seinf

0 comentários:

Copyright © 2013 Claudio Malta